Página inicial   |   Sobre a GHB   |   Fale Conosco - Contact Us
» Mundial F1 Powerboats  |  » Mundial Class One Powerboats
Mundial F1 Powerboat 2009:

» Portugal
» Finlândia
» Rússia


Mundial F1 Powerboat 2008:

» Novidades
» GP do Qatar (Doha)
» GP de Portugal (Algarve)
» GP da Finlândia (Lahti)
» GP da Rússia
» GP da China (Liuzhou)
» GP da China (Shenzhen)
» GP de Abu Dhabi

» GP de Sharjah
» Campeão 2008 - Jay Price
CAMPEONATO MUNDIAL UIM DE FORMULA 1 POWERBOAT 2009


Acompanhe a Formula 1 Powerboat com a GHB International Sports Management, notícias e fotos exclusivas de todas as etapas do Mundial 2009.

GP da Finlândia em Lathi

Cappellini e Price dão show em Lahti

Foram mesmo fantásticos os dois rounds do UIM F1H2O World Championship realizados em Lahti, na Finlândia nos dias 12 e 13 de Julho passados, com as vitórias de Guido Cappellini no primeiro round e de Jay Price no segundo. Um fim-de-semana para os Campeões, que deram um show de pilotagem e estratégia.

A previsão do tempo dessa vez errou e os dias em Lahti, na Finlândia estiveram sempre muito bons, com sol e uma temperatura muito agradável. Aqueles dias longos da Scandinavia no verão bem se justificaram. Assim o final de semana foi de muita cor e adrenalina, nas águas do Lago Vesijarvi. O evento localmente foi patrocinado pela MADCROC, a bebida energética que patrocina o finlandês Sami Selio, ex-Campeão Mundial 2008. Muita actividade para todos os gostos, show de rock, exposição de produtos, muita variedade de comida e bebida.

Equipas começam por se adaptar bem as novas regras do campeonato

Depois do início em Portugal do novo formato do Campeonato Mundial UIM de F1H2O com dois Grand Prix, já na Finlândia as equipas se mostraram muito bem adaptadas, inclusive com um menor índice de quebras mecânicas. No Sábado, dia do 3º round do campeonato, 20 barcos alinharam para largada tendo a surpresa de Massimo Roggiero do MadCroc Team na posição de honra, seguido por Guido Cappellini do Zepter Team, Jonas Andersson do Team Azerbaijan, Pierre Lundin do China Team, Thani Al Qamzi do Team Abu Dhabi, Fábio Comparato do Team 800 Doctor e Duarte Benavente do Atlantic Team. Esses foram os sete pilotos mais rápidos com um nível de competitividade elevado, com Massimo Roggiero fazendo um tempo excelente 43:63 e os outros seis pilotos todos na casa dos 44 segundos, que incluiu até o oitavo colocado Sami Selio, piloto da casa. Estamos falando de quase 50% do grid no mesmo segundo, ou, para ser bem preciso num intervalo de 1.2 segundos. Excelente!

Roggiero abandona logo na largada e Cappellini da um Show

Foi como nos anos onde dominou a categoria com maestria, Guido Capellini fez uma corrida excelente, liderando de ponta a ponta, Massimo Roggiero não lhe ofereceu qualquer disputa e abandonou a prova na 20ª volta. Guido controlou a prova dos seus retrovisores, sem nunca ter sido ameaçado por Jonas Andersson que terminou em 2º lugar merecidamente. Outro merecedor indiscutível do 3º lugar foi Fábio Comparato, o italiano guiou muito e poderia até ter chegado em segundo, mas preferiu optar pela segurança dos pontos. O 4º colocado foi o piloto Thani Al Qamzi de Abu Dhabi, seguido pelo piloto da casa e ex-Campeão Mundial Sami Selio em 5º e do piloto de Azeitão Duarte Benavente, que conseguiu o 6º lugar com um barco inferior aos dos demais concorrentes. Vale dizer que o baixinho português ainda tem potencial para lutar por um campeonato, se decidir um dia mudar de barco. Outro destaque dessa prova foi o 9º lugar alcançado pela única mulher participante do campeonato, a norueguesa Marit Stromoy. Cuidado garanhões que a senhorita está com as garras afiadas e vai passar por cima de muito “macho men”.
No final da prova 75% dos barcos cruzaram a linha de chegada, o que demonstra claramente tudo aquilo que vínhamos escrevendo há muito tempo. O novo regulamento deu mais vida a categoria e quem ganhou com isso foi o público que passou a ter um número maior de barcos competindo até o final da prova.

Equipe Russa começa o campeonato em Lahti

Foi uma agradável surpresa a presença em Lahti do piloto russo Stanislav Kourtsenovsky, desta feita com sua própria equipa a ProxF1 Racing, que deverá ter um segundo piloto já na prova de St. Petersburgo. Stanislav é um piloto competitivo, que já passou por boas equipas (inclusive a DAC de Cappellini), sendo um ganho real para o campeonato.

Grid de 20 barcos é reflexo da crise mundial

Com um grid de 20 barcos que foi o número total de participantes na Finlândia, 4 a menos do que o grid tradicional, é a marca da crise que afastou as equipes da Austrália e a italiana Raimbow. Falam-se nos bastidores que novas equipes se preparam para aderir ao campeonato ainda em 2009, mas Fabrizio Bocca, Campeão Mundial em 2002 e dono do Rainbow Team esteve em Lahti com um jovem a tira-colo, mostrando tudo nas equipas e o funcionamento dos barcos. Será que teremos a equipe de volta na Rússia??? Seria bom que sim!

Condições da água alteram significativamente o grid para o 4º round

O domingo amanheceu menos simpático digamos, houve chuva na madrugada, mas logo perto das 10 hs da manhã o sol já cobria nossas cabeças dando lugar a um lindo dia porém mais ventoso. Isso significou um resultado mais lento no grid de largada para o 4º round do campeonato. Houve mesmo uma mudança bem radical no alinhamento. Na polé position ficou Ahmad Al Hameli do Team Abu Dhabi, voltando a mostrar que tem potencial para lutar pelo campeonato. Jay Price, o atual Campeão Mundial do Qatar Team ficou com a segunda marca, seguido de Sami Selio do Team Mad Croc, Thani Al Qamzi do Team Abu Dhabi, Jonas Andersson do Team Azerbaijan, Pierre Lundin do China Team na sexta posição. Cappellini, Roggiero e Comparato caíram para 7º, 8º e 9º piorando suas classificações em relação ao dia anterior, assim como o piloto português Duarte Benavente que conseguiu apenas o 12º lugar para largada.

Corrida bem diferente e muito disputada

Ahmad Al Hameli largou muito bem assumindo a ponta desde o início, perseguido por seu companheiro de equipa Thani Al Qamzi, Jonas Andersson, Jay Price, Pierre Lundin, Guido Cappellini e Sami Selio. Logo um acidente com o barco 23 de Marco Gambi que gerou a primeira bandeira amarela. Importante ressaltar que o vento esteve presente durante a prova, fazendo com que os pilotos tivessem uma actuação bem técnica.

O público esteve presente em massa, difícil precisar um número, mas certamente superior a 10 mil pessoas, que tinham todo tipo de diversão disponível.

Com a largada novamente Ahmad Al Hameli assume a liderança, sempre pressionado por seu companheiro no Team Abu Dhabi, Thani Al Qamzi. A corrida se desenrolou sempre muito disputada entre os dois líderes, seguidos de perto por Sami Selio, Guido Cappellini, Philippe Chiappe e Francesco Cantando. Cantando vinha bem posicionado, mas errou uma bóia e perdeu posições. Já perto do final, depois de mais 2 bandeiras amarelas causadas por acidentes com Pierre Lundin e outro com Daniele Martignoni, Ahmad Al Hameli começa a perder rendimento com o seu novo DAC e imediatamente é superado por Thani Al Qamzi, que tem Jay Price como um gavião querendo agarrar sua presa. Pouco depois, o americano Campeão Mundial, deu o bote e não deixou mais dúvidas sobre o domínio da corrida. Cappellini usou a cabeça e marcou pontos importantes para seus planos de conquistar mais um campeonato em 2009.

Com 13 pilotos completando a prova de domingo, 4ª etapa do mundial, um percentual aproximado de 68% de finalistas. Com as etapas de Lahti, as equipas demonstraram competência e o público passou a ganhar muito com o novo regulamento. “So far so good.”

Campeonato Mundial após 4 etapas


AL QAMZI Thani 53
PRICE Jay 35
ANDERSSON Jonas 32
CAPPELLINI Guido 30
AL HAMELI Ahmad 25
COMPARATO Fabio 19
BENAVENTE Duarte 19
CANTANDO Francesco 19
SELIO Sami 19
GROSS Ugis 10
ELLIOTT Andy 9
STROMOY Marit 9

No mundo nada se inventa tudo se copia

O sucesso da F1H2O em seu novo formato já tem uma nova Classe de adeptos, desta feita a Class One, decidiu optar pelo sistema de 2 provas por final de semana, antes que morra a míngua por falta deles. Me engana que eu gosto!!!