Página inicial   |   Sobre a GHB   |   Fale Conosco - Contact Us
» Mundial F1 Powerboats  |  » Mundial Class One Powerboats
Mundial F1 Powerboat 2008:

» Novidades

Mundial F1 Powerboat 2007:


» GP de Sharjah
» GP de Abu Dhabi
» GP do Qatar
» GP da China
» GP da França
» GP de Portugal

Mundial Class One Powerboat 2007:

» GP da Romênia (Constanta)
» GP da Noruega (Oslo)
» GP da Noruega (Arendal)
» GP da Grécia (Atenas)
CAMPEONATO MUNDIAL UIM DE FORMULA 1 POWERBOAT 2007


Acompanhe a Formula 1 Powerboat com a GHB International Sports Management, notícias e fotos exclusivas de todas as etapas do Mundial 2007.

GP da Sharjah - Matéria Editorial

» GP de Sharjah - Fotos Corrida

» GP de Sharjah - Fotos da Cidade



SAMI SELIO VENCE O MUNDIAL 2007 EM SHARJAH

Na primeira reportagem que escrevemos sobre a F1H2O em 2007, fizemos uma pequena avaliação sobre os novos pilotos e sua potencialidade. Não temos bola de cristal, nem somos adivinhadores. Somos profissionais que fruto da vasta experiência, consegue vislumbrar um quadro de possibilidades e potencialidades em um campeonato que acompanhamos há 14 anos. Sami Selio é o novo Campeão Mundial, merecidamente. Muitos anos de dedicação e desilusões lapidaram esse finlandês de 33 anos, natural de Lojha, que tomou Tenerife nas ilhas Canárias como seu refúgio. Foram 9 anos na F1H2O com performances agressivas, mas sem um equipamento que respondesse as suas qualidades e capacidade. Amargou anos com um motor Johnson 3.0 que nunca lhe ofereceu confiabilidade, mudou para Mercury há 3 anos e seus resultados começaram a aparecer. Em 2006 foi o primeiro piloto a acreditar no novo barco BABA, construído palo italiano Massimo Roggiero. Um forte patrocinador (RED DEVIL) chegou para dar sustentação a equipa e dar condições financeiras para que os objectivos fossem atingidos. O dinheiro é fundamental, mas somente quando se tem uma equipa com capacidade técnica e um piloto especial, aquele que está disposto a assumir riscos em prol de resultados especiais. Esse, é Sami Selio, o finlandês voador, o novo Campeão da F1H2O. Um VIVA!!!! ao Campeão.

Na F1H2O o mais importante é pontuar sempre

A história do campeonato 2007 é mais uma vez o reflexo de um desempenho uniforme na tabela dos pontos, isto é, fazer pontos em todas as provas, mesmo que sejam apenas 4. Pode valer um campeonato, como foi o caso de Sami Selio. Sua campanha 2007 foi a mais positiva de sua carreira, tendo marcado pontos em todas as provas, inclusive um oitavo lugar na segunda prova do Qatar, onde quase não marcava ponto. Pois é, esses 4 míseros pontinhos deram ao Sami Selio o campeonato, suplantando ninguém menos do que Guido Cappellini, nove vezes Campeão Mundial, que liderava o campeonato até a última etapa em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Cappellini perdeu na quebra do seu DAC/Mercury quando ainda mantinha uma posição que lhe daria mais um campeonato. Traído pelo motor que perdia rendimento volta a volta, Guido acabou por abandonar na 39º volta, deixando o caminho livre para a vitória do piloto finlandês.

Um campeonato de novos valores e muita adrenalina

Dos dez primeiro colocados no mundial 2007, oito são novos nomes na tabela top e dois são dos grandes da categoria, o italiano Guido Cappellini e o americano Scott Gillman. Sami venceu o campeonato, Cappellini ficou em segundo. Aí começa a história dos novos valores do campeonato, “new blood” como o de Thani Al Qamzi (3º classificado) do Emirates Team que foi promovido a primeiro piloto da equipa, após o afastamento de Scott Gillman das competições por motivos de saúde. Scott, mesmo tendo ficado fora das 5 últimas etapas, ainda ficou em sexto no campeonato com 35 pontos. O quarto classificado foi o sueco Pierre Lundin, uma surpresa! Em quinto ficou o americano Jay Price, do Qatar Team, em sétimo o australiano David Trask, em oitavo o francês Philippe Chiappe, da equipa Interpass/Castrol, em nono o sueco Jonas Anderson e em décimo o piloto do Emirates Team Ahmed Al Hamli.

Good Old Boys are no longer Good.

Para não ser duro na crítica, o resto do grid não fez juz as suas carreiras na Motonáutica, com apresentações decepcionantes e equipas sem organização e futuro incerto. Os novos pilotos construiram um muro entre o que é ser piloto ou ser apenas um Táxi driver. 2008 começa para F1H2O em Março no Qatar vindo depois para Portimão e mais duas etapas na Europa (Finlândia e Belgrado ambas a confirmar). Belgrado nem aparece no calendário do site oficial da F1H2O, mas a GHB descobriu que existem negociações em andamento na Servia, para realização do evento. As seis provas das 10 marcadas para essa temporada serão realizadas na Ásia e no Médio Oriente, duas na China, Macao, Malásia e duas nos Emirados. Nossa opinião é que o sangue novo há de prevalescer, vamos acompanhar de perto. Bom Ano Novo a todos os afixionados da Motonáutica. Em 2008 estaremos novamente acompanhando o Mundial de F1H2O, clique conosco.
G2P Marketing & Publicidade : www.g2p.com.br CAMPEONATO MUNDIAL UIM DE FORMULA 1 POWERBOAT 2007 CAMPEONATO MUNDIAL DE CLASS ONE POWERBOAT 2007 (WPPA)