Página inicial   |   Sobre a GHB   |   Fale Conosco - Contact Us
» Mundial F1 Powerboats  |  » Mundial Class One Powerboats
Mundial F1 Powerboat 2008:

» Novidades

Mundial F1 Powerboat 2007:


» GP de Sharjah
» GP de Abu Dhabi
» GP do Qatar
» GP da China
» GP da França
» GP de Portugal

Mundial Class One Powerboat 2007:

» GP da Romênia (Constanta)
» GP da Noruega (Oslo)
» GP da Noruega (Arendal)
» GP da Grécia (Atenas)
CAMPEONATO MUNDIAL UIM DE FORMULA 1 POWERBOAT 2007


Acompanhe a Formula 1 Powerboat com a GHB International Sports Management, notícias e fotos exclusivas de todas as etapas do Mundial 2007.

» GP da China XI'AN
» GP da China Shenzhen

GP da China (XI’AN)


THANI AL QAMZI VENCE EM XI'AN NA CHINA

Finalmente o nome dos vencedores na Formula 1 Powerboat está mudando, uma excelente novidade para a categoria que vinha há anos com os mesmos nomes na liderança. Isso aumenta o interesse da imprensa e dos patrocinadores. A terceira etapa do mundial 2007 aconteceu em Xi'An na China, no dia 5 de Outubro, e o vencedor foi o piloto dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Qamzi, que fez uma excelente prova. Essa é a segunda vez que Thani Al Qamzi vence nessa categoria, demonstrando que a vitória de Sharjah em 2006 não foi um facto isolado. A Equipa dos Emirados vem demonstrando força com seus 3 pilotos, inclusive o actual Campeão Mundial Scott Gillman e o terceiro piloto Ahmed Al Hamli.

A prova teve um grande sucesso e o público compareceu em massa para ver de perto os azes da Motonáutica Inshore. Em segundo lugar colocou-se o italiano Guido Cappellini, seguido pelo finlandês Sami Selio, que com essa colocação assumiu a liderança do campeonato 2007 com 41 pontos, seis a mais do segundo classificado Scott Gillman e onze de Cappellini o terceiro. Como já havíamos comentado anteriormente, essa mudança de cenário na Formula 1 Powerboat já era notada pelos profissionais do desporto e pela imprensa especializada. Já havíamos comentado esse assunto nas páginas da Motonáutica em números anteriores, despertando a atenção do leitor para os novos nomes e suas potencialidades. Estávamos certos e a prova disso são as vitórias de novos nomes e a liderança do piloto finlandês. O mais importante é que entre os sete primeiros classificados no campeonato, cinco são nomes novos: Jay Price, Thani Al Qamzi, Pierre Lundin, Jonas Anderson e Sami Selio. Os dois são já por todos conhecidos, Guido Cappellini e Scott Gillman.


Campeonato ainda indefinido, mas será muito disputado


Faltando ainda 5 etapas para o término do campeonato 2007 em Sharjah (UAE), tudo está em aberto, apesar da liderança de Sami Selio. Cappellini em terceiro não vai dar moleza para ninguém, Scott Gillman tem anseio de manter o título, mas Sami Selio tem demonstrado muito mais do que força de vontade e capacidade, tem conseguido pontuar em todas as etapas até agora, um factor de grande importância a cada prova que conclui. Em quarto no campeonato está o americano Jay Price, piloto do Qatar com 21 pontos, seguido por Thani Al Qamzi com 20 pontos. Será um desses 5 pilotos o Campeão 2007, mas ainda é muito cedo para arriscar um nome isolado.

A próxima etapa acontece também na China no dia 21 de Outubro, depois serão duas etapas no Qatar e as finais em Abu Dhabi e Sharjah nos Emirados Árabes Unidos.




GP da China (Shenzhen)

CAPPELLINI VENCE EM SHENZHEN E VAI LUTAR PELO CAMPEONATO

Foi mesmo uma volta por cima, mas vindo de Guido Cappellini, o italiano voador, não podemos dizer que foi uma surpresa a sua vitória na etapa realizada em Shenzhen, na China, nos dias 20 e 21 de Outubro passado. Com a vitória, o italiano agora com 50 pontos, está apenas 3 pontos abaixo do líder do Campeonato, o finlandês Sami Selio que chegou em terceiro nessa etapa chinesa somando 53 pontos no topo da tabela. As próximas etapas prometem ser electrizantes, com duelos espectaculares entre Guido, Selio, Al Qamzi e Gillman (se esse voltar ao campeonato em 2007 leia a seguir porque).

Em segundo lugar na prova ficou Thani Al Qamzi, do Emirates Team, que nessa etapa assumiu a posição de primeiro piloto da equipa em substituição a Scott Gillman, o americano Campeão Mundial e líder da equipa, está doente e deve ficar afastado das corridas pelo menos por 30 dias. Nas etapas do Qatar em Novembro, Gillman ainda deve estar em recuperação fazendo com que, mesmo com 35 pontos no campeonato em terceiro lugar, esteja praticamente fora da disputa pelo título 2007. Thani Al Qamzi vem desempenhando muitíssimo bem sua função, sendo um forte candidato ao título, mesmo estando com 18 pontos a menos do que o líder. Faltando 4 etapas para o final do campeonato em Sharjah, somam 80 pontos em jogo, façam suas apostas!!!

Ivan Brigada da equipa Tamoil F1, parceiro de Cappellini, foi o quarto colocado ratificando uma boa performance do piloto italiano. Philippe Dessertenne, o francês da equipa CTIC China terminou em quinto, repetindo sua colocação do GP de Portugal. Francesco Cantando conseguiu seu melhor resultado em 2007, um sexto lugar. O italiano vem decepcionando muito em 2007 e a equipa que já não era forte agora é realmente fraca.

A destacar nesse campeonato os suecos Pierre Lundin e Jonas Anderson, são fortes concorrentes e seus resultados em 2007 atestam a qualidade, com o 6º lugar para Lundin e 8º lugar para Anderson. A decepção fica por conta da equipa australiana que não mostrou nada até agora, David Trask é 9º e Bob Trask 18º no campeonato. Outros pilotos veteranos não tem tido desempenho compatível com a experiência e os novatos tem surpreendido a todos com bons resultados.

Boa organização das etapas na CHINA

As duas etapas realizadas na China mostraram que a Formula One Powerboat está mesmo destinada a ficar cada vez mais longe da Europa. A China demonstrou grande capacidade organizacional e certamente a Idea Marketing, empresa Promotora do Campeonato deve estar com um excelente resultado financeiro. O campeonato segue agora para Doha, no Qatar com duas etapas, seguindo as etapas finais em Abu Dhabi e Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.
Apenas esse ano, o campeonato cancelou etapas em Seul, Singapura e Malásia, mas existe uma real possibilidade que pelo menos duas dessas 3 cidades confirme em 2008, fazendo com que 7 etapas se realizem entre Ásia e Médio Oriente. Uma pena que só Portugal e França promovam etapas na Europa. Cidades como Budapeste, Viena, Riga, Helsínquia, Stralsund, Como e Cagliari já foram sede de etapas na Europa. O que aconteceu??? Porque o dinheiro sumiu??? Porque um campeonato dominado por europeus não tem lugar na Europa.


Classificação do Mundial de Pilotos 2007 após 4 etapas

1º - SAMI SELIO – 53 pontos
2º - GUIDO CAPPELLINI – 50 pontos
3º - SCOTT GILLMAN – 35 pontos
4º - THANI AL QAMZI – 35 pontos
5º - JAY PRICE – 21 pontos
6º - PIERRE LUNDIN – 14 pontos



G2P Marketing & Publicidade : www.g2p.com.br CAMPEONATO MUNDIAL UIM DE FORMULA 1 POWERBOAT 2007 CAMPEONATO MUNDIAL DE CLASS ONE POWERBOAT 2007 (WPPA)